Câncer e Doenças de Sangue

Pesquisa Laboratorial

O Centro Infantil Boldrini desenvolve pesquisa avançada na área da genética e biologia molecular, para as quais conta com laboratórios equipados, desde 1998. Em 2001, a instituição participou do projeto Genoma Clínico do Câncer (FAPESP), que iniciou uma linha de pesquisa que perdura até hoje. Os trabalhos de pesquisa são realizados por profissionais do hospital, que hoje conta com 12 doutores e 6 mestres das áreas de oncologia, genética, biologia molecular e afins.

Em termos de inovação tecnológica, a instituição tem trabalhado na distinção de moléculas alvo do câncer, na composição e teste de novos fármacos e métodos diagnóstico. Os trabalhos contam com a colaboração de diversos pesquisadores da UNICAMP, Laboratório Nacional de Biociências, Universidade Federal de Santa Catarina, INCA, Instituto de Medicina Molecular de Lisboa e St. Jude Children’s Research Hospital.

Quanto à iniciação científica, o Boldrini recebe alunos de graduação principalmente da UNICAMP e PUC-Campinas. As teses de mestrado e doutorado realizadas nas dependências do hospital, são feitas por alunos inscritos nos cursos de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (IB, UNICAMP, Conceito 7 da CAPES), Ciências Médicas (FCM, UNICAMP, Conceito 5 da CAPES), Saúde da Criança e do Adolescente (FCM, UNICAMP, Conceito 4 da CAPES), e Biologia Celular e Estrutural (IB, UNICAMP, Conceito 6 da CAPES).

Os resultados alcançados pela área de pesquisa do Boldrini têm sido de alta qualidade, com publicações em revistas do mais alto impacto como o Journal of Clinical OncologyNature GeneticsJournal of Clinical InvestigationBlood,LeukemiaCancer ResearchHaematologica, entre outras revistas científicas internacionais. A qualidade dos resultados tem sido reconhecida por diversas premiações.

Discussão e divulgação cientifica

O Boldrini participa de diversas organizações e programas que têm como principal foco a discussão em relação ao câncer e a divulgação de novos conhecimentos sobre o assunto. Confira abaixo algumas delas

  • ·         Consórcio Internacional do Câncer da Criança
  • ·         Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA)
  • ·         Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • ·         Programa Lace – Latin American Cancer Epidemiology
  • ·         Grupo de Políticas de Controle e Prevenção das Hemoglobinopatias
  • ·         Grupo Centroamericano de Oncologia Pediátrica (Ahopca, Nicarágua)
  • ·         Protocolo Internacional de Tratamento da Leucemia Promielocítica da Criança Protocolo de Histiocitose
  • ·         Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica
  • ·         Children’s Oncology Group
  • ·         Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica