Modelo em excelência

Referência em medicina, o Boldrini oferece alta tecnologia em diagnóstico e infraestrutura completa de atendimento.
Diferentes linhas de pesquisa permeiam seu cotidiano, estimulando novas descobertas na oncologia e na hematologia pediátrica.

Assistência, Ensino e Pesquisa em oncologia e hematologia pediátrica, dentro de um contexto de atendimento humanizado e multiprofissional, com os mais modernos equipamentos e alta capacitação profissional. Essa é a missão do Centro Infantil Boldrini.

O nascimento
de um sonho

Em 1978, o Clube da Lady de Campinas cria o Centro Infantil Boldrini, com a participação de profissionais da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Na década de 1980, a médica Silvia Brandalise, professora do Departamento de Pediatria daquela Universidade, lança em nível nacional, junto com a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hermoterapia (SBHH), o primeiro protocolo de tratamento da Leucemia Linfoide Aguda (LLA) da criança.

A partir de uma doação inicial de 1.500 m2 de construção, pelo Instituto Robert Bosch do Brasil, o Ambulatório toma forma de Hospital em 1986. Os recursos para a ampliação da obra, totalizando 35 mil m2, provêm exclusivamente de doações de empresas e da sociedade de Campinas e região.

Declarado de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, o Centro abrange Hospital, prédio de Radioterapia, Medicina Nuclear e Imagem, Centro de Reabilitação Boldrini Lucy Montoro, Instituto de Pediatria Ronald McDonald, Central de Captação de Recursos, Núcleo de Voluntariado, Estação Boldrini e Instituto de Engenharia Celular e Molecular.

O sonho
concretizado

hourglass_empty

A estrutura
do Boldrini

Internação

  • 77 leitos
  • Quarto para acompanhantes com banheiro privativo
  • Unidade de Terapia Intensiva
  • Unidade de Transplante de Medula Óssea
  • Centro Cirúrgico

Ambulatórios e Exames

Cerca de 80% do cuidado é realizado em nível ambulatorial, incluindo as sessões de quimioterapia e de transfusão sanguínea. A agilidade dos procedimentos representa uma marca diferenciadora do Boldrini.

  • 40 consultórios para diferentes especialidades médicas
  • 20 leitos dia
  • Laboratório de Patologia Clínica
  • Laboratório de Genética e Biologia Molecular
  • Serviço de Anatomia Patológica
  • Modernos equipamentos de diagnóstico por imagem
  • Recursos de ponta em radioterapia
  • Odontologia
  • Psicologia
  • Nutrição
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Terapia Ocupacional
  • Serviço Social
  • Condicionamento Físico

Cuidado integral e multiprofissional

Dispor de todos os recursos centralizados em um mesmo Hospital é um diferencial que contribui decisivamente para o sucesso do tratamento.

Ala Azul, 18 leitos para o tratamento de jovens adultos

Uma área destinada a pacientes que já passaram da adolescência e continuam em tratamento no Boldrini. Na maioria, portadores de doenças crônicas, como anemia falciforme, hemofilia e talassemia.

Estatística do Boldrini

format_quote

"Tudo o que preciso para o tratamento da minha filha, que além de leucemia tem síndrome de Down, encontro no Boldrini. Para mim, que vim de Manaus, faz muita diferença.”

Gisele Pinheiro, Mãe de paciente

O único hospital do Brasil a realizar o mapeamento da retina em todas as crianças para o diagnóstico precoce do retinoblastoma, por meio da promulgação da Lei Municipal que garante a universalidade do exame para TODOS os bebês nascidos na região de Campinas.

Um cuidar humanizado
A presença contínua de acompanhante, os novos amigos, o apoio dos voluntários: tudo isso acelera a recuperação do paciente. O Boldrini conta com a Brinquedoteca Ayrton Senna, onde há entretenimento, oficinas de arte e apresentações teatrais. A Sala de Apoio Pedagógico também permite que o jovem dê continuidade aos seus estudos. Os compromissos acadêmicos e provas são realizados no Hospital, incluindo exames vestibulares.

Tratar bem é reabilitar
O Centro de Reabilitação Boldrini Lucy Montoro proporciona tratamento específico para pacientes com mobilidade reduzida ou deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras.

format_quote

“Há 21 anos faço tratamento no Boldrini. Todo o apoio que recebi, inclusive da Pedagogia, fez com que eu chegasse onde estou hoje: formada em Comunicação”.

Voluntariado protagonista,
capacitado e comprometido

A humanização do cuidado e a adesão ao tratamento têm no voluntariado o seu fundamento. São cerca de 450 voluntários que fornecem amparo social e psicológico aos pacientes e familiares.

Medicina Integrativa
O paciente é visto como um todo: corpo, mente e espírito. Tratamentos convencionais aliam-se a terapias complementares de eficácia comprovada, como o Reiki e Acupuntura. A dor do paciente é o maior desafio para o Boldrini.

Conforto, alimentação e lazer nas longas esperas
Na estação Boldrini, crianças em tratamento e familiares aguardam o retorno às suas cidades, com conforto, alimentação, repouso, lazer e oficinas artesanais.

Suporte de hotelaria social
Em parceria com o Instituto Ingo Hoffmann, a Casa Ronald McDonald/APACC e a Associação David Rowe, são disponibilizadas 96 vagas de hotelaria para pacientes vindos de outros Estados.

Ensino

format_quote

“Desenvolvi meus projetos de Mestrado e Doutorado no Laboratório de Biologia Molecular do Boldrini. Seu corpo acadêmico altamente capacitado e a privilegiada interface clínica/pesquisa contribuem para que o conhecimento científico gerado no Boldrini alcance reconhecimento internacional”.

Rafael Canevarolo
Tese de doutorado da
Metabolômica do Câncer

Programa PEOp
O Programa de Educação em Onco-Hematologia Pediátrica possibilita aos alunos da área da saúde experiência em laboratórios de Hematologia, Patologia, Biologia Molecular, Genética, Imagem, Epidemiologia e Imunoengenharia.

Aprender a pensar
O questionamento, o espírito crítico, a mente sempre aberta a novas perspectivas e abordagens: para o Boldrini, a transmissão do conhecimento deve nortear-se sempre por esses pressupostos.

Residência médica
Em quatro décadas de atividades, o Boldrini vem desempenhando papel de relevância na capacitação de médicos residentes em oncologia e hematologia pediátrica, provenientes de vários Estados do País e da América Latina. Profissionais das áreas da Biologia, da Física e da Biomedicina também encontram no Hospital um importante centro de formação e aperfeiçoamento.
A parceria técnico-científica com a Unicamp e outras instituições de pesquisa, nacionais e internacionais, tem sido fundamental para o trabalho do Boldrini, tanto no campo do Ensino quanto da Pesquisa e da Assistência.

Pesquisa e desenvolvimento

As pesquisas empreendidas pelo Boldrini estabelecem maneiras de tratar diferentes patologias e monitorar os resultados obtidos.
Seu Biobanco de Células Malignas, criado em 1980, alavancou os conhecimentos da citogenética e da biologia molecular na área do câncer pediátrico.

O Instituto de Pesquisa já é uma realidade
e tem como principal objetivo aumentar a produção e disseminação de conhecimentos nas áreas de biologia molecular do câncer pediátrico em níveis nacional e internacional. Com o novo espaço também foi possível aumentar o número de pesquisadores e de alunos que atuam nos 13 laboratórios. Um projeto inovador que tem tudo para entrar para a história do Boldrini.

Hoje o Boldrini é o maior celeiro de pesquisas científicas voltadas ao câncer pediátrico, em nível nacional.

DOAÇÕES

Ser amigo do Boldrini é fazer amizade para sempre com milhares de crianças.
É também contribuir para que os índices de cura, hoje em 80%, sejam ainda maiores.
Clique e escolha o valor e a forma de pagamento. Muito obrigado, amigo!

O suporte da sociedade garante a sustentabilidade.

Para cobrir o custeio e realizar os necessários investimentos em tratamento, ensino e pesquisa, o Boldrini conta com a ajuda de pessoas e empresas, além de promover um calendário de eventos para captação de recursos.

Seja sócio amigo do Boldrini: boldrini.org.br/doacoes

Olhar focado no futuro
São 40 anos transformando conhecimento em alento. Equipes em famílias. Relacionamento entre médico e paciente em laços que se estreitam pela vida.
Os desafios são imensos, mas não maiores que a disposição de vencê-los. Crendo no ser humano e recebendo como retorno o sorriso da criança.

format_quote

“A criança traduz a Esperança. É um exemplo do milagre da Vida!”.

Dra. Sílvia Brandalise
Presidente do Centro Infantil Boldrini