Imprensa

25/01/2018

Centro Infantil Boldrini inaugura nova Sala de Quimioterapia


O prefeito Jonas Donizette, a doadora Helena de Mais Sá Brito e a dra. Silvia Brandalise inauguram a nova sala de quimioterapia do Boldrini


O Centro Infantil Boldrini inaugurou na manhã de hoje, 25 de janeiro (data do seu 40º aniversário), a nova sala de quimioterapia do hospital, com a presença da Dra. Silvia Brandalise, presidente e uma das fundadoras do Boldrini; Sra Helena De Morais Sá Brito, financiadora do projeto; Ana Nicolini, gerente sênior de Programas e Mobilização Social do Instituto Ronald McDonald, que também financiou a obra;  Jonas Donizette, prefeito de Campinas, vereadores, diretoria do hospital, voluntários, imprensa, pacientes e familiares.


O espaço conta com 300 metros quadrados de área, nos quais estão dispostos sete macas e cinco poltronas para o atendimento de quimioterapia ambulatorial. A nova disposição facilita o atendimento e a realização dos procedimentos, além de ser mais confortável. O ambiente possui ainda um lindo aquário e um amplo jardim, concebidos especialmente para tornar o ambiente mais agradável para as crianças. “Uma sala de quimioterapia ampla, mais lúdica e com atrativos em muito auxilia na redução da angústia de permanecer horas seguidas recebendo soros e quimioterápicos. A alegria torna a dor mais tolerável”, conta Dra. Silvia.


“A realização dessa reforma com a ampliação da sala de quimioterapia ambulatorial é uma conquista muito importante para a cidade de Campinas e região, uma vez que permitirá oferecer mais conforto, apoio e tratamento humanizado a crianças e adolescentes em tratamento de câncer”, diz Ana Nicolini, gerente sênior de Mobilização Social do Instituto Ronald McDonald, que investiu R$ 700.000,00 na obra com recursos arrecadados pela campanha McDia Feliz. A nova sala tem capacidade para atender em média 30 pacientes ao dia e com a possibilidade de atender 11 pessoas simultaneamente e uma média de 7.200 sessões de quimioterapias ambulatórias por ano.


Após a cerimônia de inauguração, os convidados conheceram o espaço e conferiram a apresentação da banda Rock N Roads na Brinquedoteca.


O Boldrini não mede esforços para garantir um atendimento de qualidade às crianças. Hoje cerca de 70% dos atendimentos são realizados via SUS – Sistema Único de Saúde, que possuem os mesmos benefícios e cuidados do paciente conveniado.


A cada ano, o Boldrini atende 750 novos pacientes. Atualmente, estão em acompanhamento cerca de 10 mil crianças e adolescentes. Somente no ano passado, foram 16 mil sessões de quimioterapia realizadas (considerando todos os ambulatórios de quimioterapia do hospital).