Imprensa

18/03/2019

Centro Infantil Boldrini recebe intervenção do Sexto Festival de Música Contemporânea Brasileira



Na terça-feira, 26 de março, o Centro Infantil Boldrini será mais uma vez palco do Festival de Música Brasileira Contemporânea, evento que acontece em diversos pontos de Campinas até o próximo dia 29. A intervenção musical, cujo tema será marcado por homenagens aos compositores Ernani Aguiar e Guinga, tem como objetivo levar descontração e atividades musicais às crianças portadoras de câncer e doenças no sangue em tratamento no hospital.


Este ano as crianças poderão participar de atividades musicais e rítmicas, propostas pelos educadores Junior Cadima e João Rilton. “O objetivo da oficina é oferecer um momento de prazer e descontração às crianças que estão em tratamento e, para isso, utilizamos as atividades musicais e com movimento corporal de uma forma dinâmica e divertida, onde todos possam entrar na roda e brincar conosco. Atualmente, as neurociências têm se engajado em pesquisar os efeitos da música no cérebro, e sabe-se que ela age e modifica estruturalmente o funcionamento neural, ativando todas as áreas cerebrais. Sabe-se também que ela está associada às emoções. Por esse motivo, no momento em que realizamos uma atividade musical, seja por meio da execução de um instrumento ou do trabalho em grupo, estamos utilizando diversos aspectos da motricidade e das habilidades mentais, que são muito importantes no desenvolvimento da criança”, ressalta Cadima que é psicopedagogo e trabalha com neurociência aplicada à educação.


A ideia é levar aos pacientes, atividades musicais que envolvam trabalho com o corpo, fichas coloridas, bambolês e até uma vivência com bateria, estimulando a parte rítmica e os movimentos corporais de maneira lúdica. “A proposta é utilizar a ludicidade das atividades e brincadeiras musicais para oferecer um momento diferenciado às crianças. Muitas delas estão vivendo um momento atípico da vida, estão longe de casa, dos amigos e o nosso papel é tornar essa situação mais leve e descontraída, fazendo com que elas possam se desconectar, mesmo que por algumas horas, do tratamento pelo qual elas estão passando”, complementa Rilton, que além de músico, é psicanalista e master trainning em PNL.


“Acreditamos que é muito importante proporcionar momentos de descontração, aprendizado e inserção social para as crianças e adolescentes em tratamento, portanto, eventos culturais são sempre bem-vindos ao Boldrini”, enfatiza a presidente do Centro Infantil Boldrini, Dra. Silvia Brandalise.

 

 

Apresentação do Festival de Música Contemporânea Brasileira no Centro Infantil Boldrini em 2018

Crédito das fotos: Juliana Hilal