Imprensa

09/11/2018

Em comemoração ao início da primavera, pacientes do Centro de Reabilitação Boldrini Lucy Montoro enviam sonhos ao universo.

Em comemoração ao início da primavera, pacientes do Centro de Reabilitação Boldrini Lucy Montoro enviam sonhos ao universo

Projeto “Árvore dos Sonhos” estimula pacientes com dificuldades motoras a não desistir de seus objetivos

Clique na imagem para baixá-la em alta resolução

A manhã desta sexta-feira foi cheia de boas energias no jardim do Espaço dos Sentidos, do Centro de Reabilitação Boldrini Lucy Montoro. Pacientes, familiares, amigos e terapeutas realizaram o encerramento do Projeto “Árvore dos Sonhos” que teve início na primavera do ano passado.

A ideia surgiu por meio dos terapeutas da reabilitação que é formado por uma equipe multidisciplinar. O projeto nasceu para trabalhar os sonhos desses pacientes que chegam na reabilitação bastante abalados com sua nova realidade. “Percebemos que os pacientes tinham sonhos, mas muitos, pela sua nova situação, tinham perdido esses sonhos”, explica a Dra. Kátia Cappellaro, do Centro de Reabilitação.

Na primeira fase, na primavera de 2017, cada paciente escreveu seus sonhos em uma folha de papel e todas as folhas foram afixadas em uma árvore construída pelos terapeutas na festa de encerramento do ano. A segunda etapa teve início no outono de 2018, quando os sonhos foram coletados da árvore, transcritos em folhas de EVA e afixados nas portas das salas de atendimento, para que os pacientes se recordassem e os alimentassem.

Nesta etapa, a terceira, simbolizando o dia do início da primavera, as folhas, originalmente escritas pelos pacientes, foram introduzidas em bexigas brancas e soltas, levando para o universo os sonhos com os melhores desejos. “Como todo ciclo, este também precisa ser encerrado. Então a ideia foi enviar esses sonhos ao universo, onde devemos emanar as coisas boas e, a partir da próxima segunda iniciaremos um novo ciclo com novos sonhos. Dentro do balão tem a folha originalmente escrita pelo paciente. Quando ele enxerga o sonho dele na porta, depois enxerga o sonho no balão, ele vê que aquilo não é uma bobagem. Que nós terapeutas acreditamos nele e ele acredita também”, conta Dra. Kátia Cappellaro, do Centro de Reabilitação.

O processo de desenvolvimento do projeto junto aos pacientes também foi muito produtivo. “Nós auxiliamos os pacientes em cada fase. Os que estão com dificuldade de escrever, por exemplo, conseguimos trabalhar a reabilitação desde a confecção de cada folha, a escrita, depois a leitura desses sonhos, mostrando para eles que isso não são empecilhos para participarem conosco. Conseguimos também associar aos objetivos da reabilitação, o que eles esperam, a expectativa de melhora, o que não deixa de ser o sonho do que eles vieram buscar aqui”, comemora Luciana Maluf, psicóloga do Centro de Reabilitação Boldrini Lucy Montoro.

Para a Dra. Vanessa Sannomiya Vieira, o sentimento é de esperança. “Essas pessoas chegam na reabilitação de uma forma e a gente consegue resgatar os sonhos delas e dar esperança para que elas continuem, fiquem bem, se reergam e reconstruam a vida, apesar das incapacidades que elas apresentaram neste momento”.

Confira fotos abaixo:

 

 

 

 

Sobre o Centro Infantil Boldrini

Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 40 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br

 

Mais informações para a imprensa:

Fonte Comunicação – (19) 3255-1524 – ramal 205 

Luciana Ramos  luciana@fontecomunicacao.com.br – (19) 98180-8430

Emília Zampieri  emilia@fontecomunicacao.com.br – (19) 99690-2823

Roberta Pelaquim  robertap@fontecomunicacao.com.br – (19) 98885-1710