Imprensa

01/10/2018

Programa de Educação em Oncologia Pediátrica do Boldrini esta com inscrições abertas



Estudantes de Medicina, Biomedicina e Odontologia poderão adquirir experiência em laboratórios do Centro Infantil Boldrini 

 

O Centro Infantil Boldrini, hospital que é referência no tratamento de câncer e doenças do sangue em crianças e adolescentes, abriu processo seletivo para estudantes de graduação em Medicina, Biomedicina e Odontologia que desejam participar do PEOp 2019 (Programa de Educação em Oncohematologia Pediátrica para Graduação na Área da Saúde). O objetivo é formar profissionais como sujeitos de transformação, comprometidos na busca de respostas aos desafios e problemas existentes na área da Pediatria e suas subespecialidades, como a oncologia pediátrica. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de outubro na Secretaria Médica do Centro Infantil Boldrini ou pelo e-mail secmedica@boldrini.org.br.


O hospital oferece dez vagas para estudantes que queiram adquirir experiência de treinamento em laboratórios de Hematologia, Biologia Molecular, Genética, Imunoengenharia, Serviço de Imagem, Epidemiologia, Saúde Mental e Odontologia. “O objetivo primário do programa é encorajar os estudantes a perseguirem uma carreira de pesquisa em oncohematologia pediátrica, com base em laboratório ou cientista clínico”, ressalta a Dra. Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini.


Os estudantes participantes do PEOp receberão treinamento em ambiente especial, criado pela interação dos pesquisadores vinculados às áreas básicas, médicos voltados para pesquisa clínica, e alunos de pós-doutorado. Dependendo do seu interesse, os alunos concentrarão suas atividades em áreas específicas. Serão pareados com um mentor, que compartilha dos seus interesses em temas afins.


Este modelo pioneiro no Brasil está em sua sexta edição, é conveniado com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e se inspira no Programa de Oncologia Pediátrica para Estudantes da graduação das áreas da saúde (POE), ministrado pelo Hospital St. Jude (Memphis, Tennesse), maior hospital terciário especializado em hematologia e oncologia pediátrica dos Estados Unidos (www.stjude.org.poe).


O curso será ministrado em tempo integral (carga horária total de 210 horas), no período de 2 de janeiro a 8 de fevereiro. A inserção dos alunos em atividades práticas far-se-á indiretamente, através de Discussões semanais de casos pré-programados, estimulando-os na pluralidade do raciocínio clínico, sob tutorado docente. Adicionalmente, o curso possibilitará o desenvolvimento da autonomia do estudante, por meio da elaboração de anteprojeto de pesquisa de iniciação científica, aplicado à realidade da saúde, a ser proposto e realizado ulteriormente. Como alternativa, o estudante poderá optar pela produção de ensaio de revisão bibliográfica, sobre tema pertinente ao seu treinamento.


Para participar o estudante precisa encaminhar o currículo completo, uma carta de recomendação de um professor e o histórico escolar. A divulgação dos aprovados será dia 12 de novembro. Será disponível a cada estudante o acesso à Biblioteca do Centro Boldrini e à Internet. Alimentação será fornecida gratuitamente no refeitório do Hospital. Os participantes não receberão bolsa para o seu curso de férias.


Ao fim do curso, todos participantes deverão fazer uma apresentação em Power Point sobre as atividades do estágio ou seu anteprojeto de pesquisa de iniciação científica ou sobre um tema de revisão bibliográfica.


Entre os temas para o PEOp 2019 estão Mortalidade secundária ao câncer pediátrico no Estado de São Paulo; Meio ambiente e câncer: estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS); Epidemiologia das neoplasias secundárias; Princípios de imunoengenharia; Novos marcadores moleculares do câncer da criança e do adolescente; Citogenética na oncologia pediátrica; Impacto dos livretos educacionais na adesão ao tratamento; Epidemiologia das infecções parasitárias na criança com câncer; Epidemiologia das infecções na criança com câncer; Impacto psicossocial do diagnóstico do câncer na criança e adolescente; Pais enlutados: o desafio da resiliência; Saúde bucal em crianças portadoras de câncer; e Implantação de banco de dados para sobreviventes do câncer.

 

Estudante Natália Paiva – PEOp no Boldrini

 

Serviço:

 

Inscrições para o PEOp – 2019

 

Período de Inscrição: 1 a 19 de outubro de 2018 pelo e-mail secmedica@boldrini.org.br ou diretamente na Secretaria Médica do Centro Infantil Boldrini – Rua Dr. Gabriel Porto, 1270 – Cidade Universitária – Campinas

Documentos necessários: currículo completo, uma carta de recomendação de um professor e o histórico escolar

Divulgação dos Resultados: 12 de novembro de 2018

Período de Estágio: 2 de janeiro a 8 de fevereiro de 2019 das 8h às 16h

Mais informações: (19) 3787-5016