Imprensa

23/01/2019

Referência no tratamento do Câncer Pediátrico Centro Infantil Boldrini completa 41 anos

Foco, mobilização e paciente em primeiro lugar. É com a atuação pontuada nessas diretrizes que o Centro Infantil Boldrini completa, em 2019, 41 anos de atuação, sendo reconhecido na América Latina, como referência em qualidade da prática médica e humanitária no tratamento de doenças onco-hematológicas em crianças, adolescentes e jovens adultos.


Os números e conquistas impressionam. Ao longo de sua história, o Boldrini já atendeu 10 mil pacientes encaminhados com a suspeita ou o diagnóstico de câncer. Considerando os tratamentos de tumores malignos, foram 8 mil casos, dos quais 6 mil alcançaram a cura. 


O último ano foi marcado também por uma enorme conquista: a inauguração do Centro de Pesquisa Boldrini, maior centro de pesquisa latino-americano com foco em câncer pediátrico, com o intuito de fomentar o avanço científico e tecnológico para combate ao câncer da criança e do adolescente.


 

Além disso, em 2018, o hospital ganhou o equipamento Gama Câmera, que permite a realização de exames de cintilografia (fundamentais no tratamento oncológico), no próprio hospital.  Os exames em Gama Câmera são frequentes e indispensáveis no diagnóstico e tratamento de crianças com câncer.



Já são quatro décadas de história. Mas esse é apenas o início de uma longa caminhada. “Ao completar 41 anos, sentimos que estamos com uma longa estrada pela frente”, relata a Dra. Silvia Brandalise, presidente do hospital. “Acreditamos que a busca permanente pelo aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento do hospital como um todo, tendo sempre em mente que o compromisso com o cuidar humanizado é o caminho para a qualidade dos tratamentos oferecidos”, afirma.


O hospital, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. O Boldrini acredita que seu valor e longevidade estão diretamente ligados à sua capacidade de contribuir para a qualidade das relações estabelecidas com os pacientes e familiares. Por isso, somente no ano de 2018 foram dezenas de iniciativas desenvolvidas para promover o bem-estar dos pacientes. Confira algumas delas:

 

Inauguração da Ala de Quimioterapia: a nova disposição facilita o atendimento e a realização das infusões, além de ser mais confortável. O ambiente possui ainda um lindo aquário e um amplo jardim, concebidos especialmente para tornar o ambiente mais agradável para as crianças.

 

Projeto Felicidade: cerca de quinze crianças em tratamento no Centro Infantil Boldrini desfrutaram, junto com suas famílias, do Projeto Felicidade, iniciativa criada em 2001 a fim de promover experiências lúdicas, divertidas e culturais para os participantes. A programação do encontro contemplou cinco dias de dias de diversão na cidade de São Paulo, com passeios e visitas a parques temáticos, cinema, boliche, sítio do projeto, shoppings, museus e outros.

 

Festival de Música Contemporânea: o Centro Infantil Boldrini foi palco do Festival de Música Brasileira Contemporânea, que teve como objetivo levar descontração às crianças portadoras de câncer e doenças no sangue em tratamento no hospital por meio da música.

 

Ovo de Páscoa Isabella Fiorentino: a apresentadora e modelo passou uma manhã no hospital entregando ovos de Páscoa para pacientes e familiares.


Homenagem às mães: na semana do Dia das Mães, foram realizadas uma série de celebrações para prestar homenagens às mães dos pacientes e às pacientes que já são mamães.


Vídeo da Copa: Em clima de Copa do Mundo, em junho, pacientes, colaboradores e ex-jogadores seleção brasileira se reuniram para gravar um vídeo de agradecimento ao técnico da Seleção Brasileira de Futebol, o Tite, pela doação da camisa autografada pelo técnico e jogadores.

 

Festa Junina Lucy Montoro: A festa junina realizada na reabilitação Lucy Montoro vai muito além das comemorações habituais do mês junho. Na ocasião, foram desenvolvidas atividades terapêuticas especiais, elaboradas especialmente para os pacientes com deficiência física, com o objetivo de inseri-lo nas atividades sociais.

 

Mirage Circus: Em agosto, as crianças do Boldrini se divertiram com a presença de malabaristas, equilibristas, arqueiro e palhaços do Mirage Circus, que estava de passagem pela cidade. Com direito a pipoca e algodão doce para todos, a garotada se encantou com as apresentações que aconteceram no prédio de Radioterapia e na Brinquedoteca.

 

Dia das Crianças: Ao longo de todo o mês de outubro, aconteceram apresentações teatrais e musicais, oficinas e brincadeiras na Brinquedoteca e Ludoteca do hospital em comemoração ao mês das crianças. As atividades contemplaram ainda a doação de brinquedos.

 

Ações de Natal: Ao longo de todo o mês de dezembro, pacientes e familiares puderam participar de oficinas a atividades lúdicas com o tema de Natal e assistir a apresentações musicais e teatrais, sempre em clima de festa. As celebrações contaram ainda com entrega de presentes.