Array ( [success] => true ) Centro Boldrini

Projetos de Pesquisa

A. Documentos necessários a serem postados na Plataforma Brasil (PB)


1. Folha de Rosto


2. Documento com Informações Básicas do Projeto


3. Projeto Detalhado / Brochura do Investigador

3.1. Projeto de Pesquisa

Informações que devem constar no projeto de pesquisa

3.1.1. Resumo

3.1.2. Introdução

3.1.3. Objetivo geral e específico (se for o caso)

3.1.4. Métodos e Análises Estatísticas

3.1.5 População a ser estudada, incluindo critérios de inclusão, de exclusão, de suspensão/interrupção da pesquisa (se for o caso)

3.1.6. Riscos e benefícios aos participantes da pesquisa

3.1.7. Cronograma (dia/mês/ano de cada etapa do projeto)

3.1.8. Orçamento e fonte de recursos

3.1.9. Equipe da pesquisa (os nomes devem ser adicionados capa)

Todas as páginas do projeto detalhado devem ser numeradas.


3.2. Relato de Caso

É o único tipo de protocolo de pesquisa, submetido à Plataforma Brasil, em que os dados já foram coletados o TCLE e/ou TALE assinados. Os documentos, incluindo a versão final do artigo que será publicado, postados na Plataforma Brasil são apreciados pelo CEP o qual emitirá o parecer.

Os documentos exigidos

3.2.1. Artigo no formato para publicação

3.2.2. TCLE e/ou TALE Relato de Caso

Devem ser obtidos antes da submissão do projeto ao CEP

modelo de TCLE e de TALE do relato de caso

 

3.3. Projeto com coleta de dados em ambiente virtual

Os protocolos de pesquisa que contemplem coleta de dados em ambiente virtual deverão se adequar ao Ofício Circular Nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS1de24/02/21

(http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf):

Coleta de dados em ambiente virtual

 

3.3.1. Caberá ao pesquisador destacar no TCLE, além dos riscos e benefícios relacionados com a participação na pesquisa, aqueles riscos característicos do ambiente virtual, meios eletrônicos ou atividades não presenciais, em função das limitações das tecnologias utilizadas. Adicionalmente, devem ser informadas as limitações dos pesquisadores para assegurar total confidencialidade e potencial risco de sua violação.

 

3.3.2. Nos casos em que não for possível identificação do questionário do(a) participante, o(a) pesquisador deverá esclarecer a impossibilidade de exclusão dos dados da pesquisa durante o processo de registro/consentimento.

 

3.3.3. Durante o processo de consentimento, o(a) pesquisador(a) deverá esclarecer ao participante, de maneira clara e objetiva, como dar-se-á o registro de seu consentimento para participar da pesquisa.

 

3.3.4. O convite para participação na pesquisa não deve ser feito com utilização de listas que permitam identificação dos convidados nem visualização dos seus dados de contato (e-mail, telefone, ente outros) por terceiros.

 

3.3.5. Qualquer convite individual deve esclarecer o(a) candidato(a) a participante de pesquisa que, antes de responder às perguntas do pesquisador, disponibilizadas em ambiente não presencial ou virtual (questionário/formulário ou entrevista), será apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (ou Termo de Assentimento, se for o caso) para sua anuência.

 

3.3.6. Deve ficar claro ao participante da pesquisa, no convite, que o consentimento será previamente apresentado e, caso concorde em participar, será considerado anuência quando responder ao questionário/formulário ou entrevista da pesquisa.

 

3.3.7. O convite para participação na pesquisa deverá conter, obrigatoriamente, link para endereço eletrônico ou texto com as devidas instruções de envio, que informem ser possível, a qualquer momento e sem nenhum prejuízo, a retirada do consentimento de utilização dos dados do(a) participante da pesquisa. Nessas situações, o(a) pesquisador(a) responsável fica OBRIGADO a enviar, ao participante de pesquisa, resposta de ciência do interesse do(a) participante de pesquisa retirar seu consentimento.

 

3.3.8. Anexar o convite que será disponibilizado aos participantes da pesquisa.

 

4. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e/ou Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE)

Estes Termos devem ter todas as páginas numeradas, conter espaços para rubrica do(a) participante (ou de seu/sua responsável legal, se for o caso) e do(a) proponente da pesquisa, em todas as páginas, exceto na última que deve conter espaços para nome (legível) do(a) participante (ou de seu/sua responsável legal, se for o caso) e do(a) proponente da pesquisa.

 

4.1. TCLE

4.1.1. TCLE Geral

4.1.2. TCLE Biobanco


 

4.2. TALE

4.2.1. TALE [16 completos a 18 anos imcompletos]

4.2.2. TALE Biobanco

 

5. Termo de Acordo de cooperação (se for o caso)

Modelo documento de Termo de Acordo de cooperação

Lembramos que todos os documentos devem estar no formato PDF e devem ser submetidos através do sistema da Plataforma Brasil.