Imprensa

12/02/2021

Centro Infantil Boldrini encerra 8ª edição do PEOp

O Centro Infantil Boldrini encerrou nesta manhã, 12 de fevereiro, a 8ª edição do Programa de Educação em Oncohematologia Pediátrica (PEOp). Ao todo, 32 alunos tiveram aulas teóricas e práticas, conhecendo projetos nas áreas de Hematologia, Biologia Molecular, Genética, Imunoengenharia, Serviço de Imagem, Epidemiologia, Saúde Mental e Odontologia.

“O objetivo primário do programa é encorajar os estudantes universitários a iniciarem uma carreira de pesquisa em onco-hematologia pediátrica”, ressalta a Dra. Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini.

O programa oferece aos graduandos a possibilidade de desenvolver na prática o que aprendem dentro da sala de aula. O estágio acontece no período de férias, durante seis semanas e, no final, cada estudante apresenta um projeto que poderá ser desenvolvido em parceria com a faculdade de origem e pesquisadores do Centro de Pesquisas Boldrini. Os trabalhos de pesquisas devem estar vinculados às áreas que os alunos estagiaram.

Uma das participantes do PEOp deste ano, Valentina Beltrame, foi paciente do Centro Infantil Boldrini. A aluna de Ciências Biológicas da USP conheceu a iniciativa em 2019, quando fez uma visita guiada ao Centro de Pesquisas. “O projeto que desenvolvo é na área de biologia molecular. Aprendi sobre a utilização de técnicas de edição de genoma como CRISPR, para estudar mecanismos pelos quais os genes são alterados na leucemia linfóide aguda”, relata.

O que motivou Valentina a participar do PEOp foi o próprio câncer que tratou dos 2 aos 5 anos no Boldrini, quando foi diagnosticada com leucemia linfóide aguda. “Quando eu soube da inauguração do Centro de Pesquisa Boldrini, eu quis vir novamente para cá e poder pesquisar, me aprofundar, no estudo da complexidade do câncer. Ver as formas como os próprios pesquisadores encontram para descobrir novas formas de combatê-lo”, explica.

Eric de Santana Ferreira, que cursa medicina na Universidade Federal de Pernambuco, conta que soube do estágio através de uma professora do Hospital de Clínicas de Recife, que comentou sobre o trabalho da Dra. Sílvia Brandalise  aqui em Campinas. O que motivou Eric a aceitar o estágio do PEOp tão longe de casa, e dedicar a sua carreira à hematologia pediátrica, foi o linfoma de Hodgkin que tratou aos 15 anos de idade. “O diagnóstico de câncer me transformou. Depois de curado, o propósito que encontrei é trazer uma mensagem de esperança para as famílias. Quando eu diagnosticar, quero dizer que é possível vencer o câncer”. O estudante ressalta que o Boldrini dá às crianças uma oportunidade depois do câncer e esse é o outro motivo que o incentivou a participar do Programa.

O PEOp é oferecido anualmente pelo Centro Infantil Boldrini durante as férias de final do ano, se estendendo até o início do ano letivo. Os estudantes são selecionados por meio da análise curricular, histórico escolar e carta de recomendação de um docente. Em 2020 foram 100 inscritos  e 37 aprovados. Os interessados podem se inscrever através do portal do Boldrini, que inicia o projeto no final do ano, quando o link é disponibilizado.