Imprensa

24/04/2019

Centro Infantil Boldrini promove encontro com profissionais da área de enfermagem

Com tema “A enfermagem e o cuidado das crianças com câncer e se seus familiares”, encontro aconteceu nos dias 23 e 25 de abril

Palestrantes e convidados do Encontro de Enfermagem do Centro Infantil Boldrini

O Centro Infantil Boldrini promoveu nos últimos dias 23 e 25 de abril um encontro muito especial com os profissionais de enfermagem que atuam no hospital e em outras Instituições da área da saúde. O objetivo do evento foi abordar as questões relacionadas aos cuidados de crianças com câncer e de seus familiares.

No primeiro dia do encontro, a enfermeira da área de oncologia pediátrica Katie Wedder falou sobre a sua tese de mestrado defendida na Universidade de Calgary, no Canadá, sobre a relação de amizade que os enfermeiros pediatras desenvolvem com crianças com câncer e suas famílias durante o tratamento.

Já no segundo dia, foi realizado um treinamento sobre o cuidado relacional com as famílias das crianças com câncer, ministrado pela enfermeira Nancy Moules, também da Universidade de Calgary.

A Presidente do Centro Infantil Boldrini, Dra. Silvia Brandalise, acompanhou de perto o encontro dos profissionais de enfermagem e ressalta a importância que este tipo de evento tem para o hospital, seus pacientes e familiares: “As conferências proferidas foram do mais elevado nível técnico-científico, com forte alicerce em experiências reais desenvolvidas a longo prazo, com os pacientes pediátricos com câncer e seus familiares. Foram relatos altamente reflexivos, que nos levam em busca de novos caminhos. O foco central de que não basta cuidar, é necessário mergulhar emocionalmente na dinâmica familiar do paciente, além do seu universo das relações humanas, foi o grande destaque deste evento” – comentou a Dra. Silvia Brandalise.

O encontro foi viabilizado pela enfermeira e professora Dra. da Unicamp, Ana Márcia Mendes Castilho e pela responsável técnica da enfermagem do Boldrini, Gerusa Torres Mendes.