O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, celebrado em 15 de fevereiro, simboliza uma campanha global para conscientização e para expressar apoio às crianças, adolescentes e suas famílias. Em virtude da data, o Centro Infantil Boldrini reforça a importância da pesquisa para impulsionar a busca de novos tratamentos contra o câncer pediátrico e, consequentemente, do incentivo aos jovens pesquisadores na área.
O Centro de Pesquisa Boldrini (CPB), maior Centro de Pesquisa em Oncologia Pediátrica da América Latina, é exemplo desse estímulo, e tem como uma de suas metas primordiais contribuir para a atração e retenção de talentos interessados na investigação do câncer da criança e adolescente, buscando reverter em nosso país uma tendência de perda de pesquisadores brasileiros promissores para o exterior, a qual é altamente corrosiva para a consolidação da ciência e tecnologia nacionais.
Mikaela Teodoro, de 21 anos, faz parte da equipe do CPB, onde está realizando seu projeto de iniciação científica. “Meu objetivo sempre foi envolver a pesquisa com fatores que me fizessem contribuir com a sociedade de alguma forma, e a área da saúde, especificamente do câncer pediátrico foi algo que me motivou. Afinal, conhecer de perto o que a pesquisa pode fazer pelos pacientes, para melhorar os índices de cura, me instiga diariamente a estar aqui”, ressalta.
Já Samara Sousa Mariano, de 25 anos, que está no Centro de Pesquisa desde 2020, mostra a importância de ter um propósito para atuação com foco em pesquisa. “É uma dedicação de tempo extremamente importante e, quando há uma motivação maior e colocamos amor naquilo, o percurso fica mais fácil”, conta.
Atualmente, estão sendo desenvolvidos 39 Projetos Nacionais e 02 Projetos
Internacionais no Centro de Pesquisa Boldrini, além de doutorados, mestrados e
iniciações científicas que representam avanços significativos relacionados ao
conhecimento dos cânceres que acometem as crianças e adolescentes e seus
respectivos tratamentos.