Imprensa

12/03/2020

Dedicação e ajuda de pedagogia hospitalar levam paciente ao curso de medicina

Não desistir dos seus sonhos, apesar de todas as adversidades. Essa foi uma das maiores lições que o mineiro Oziel de Oliveira Costa Junior, hoje com 20 anos, tirou dos quase três anos e meio de tratamento no Centro Infantil Boldrini. O jovem prestou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e fez duas olimpíadas de matemática dentro do hospital, com a ajuda da equipe de pedagogia. Entrou na faculdade de enfermagem em 2018, mas não abandonou a vontade de estudar medicina. Neste ano, o sonho do jovem se realizou e ele ganhou bolsa no Centro Universitário de Pato Branco.

“Eu sempre gostei de estudar. Na minha infância, morava na zona rural e percorria 12 quilômetros para ir e outros 12 quilômetros para voltar da escola lá em Goiabeira, Minas Gerais. Era fã de Ciências e Matemática. Tanto que no 6º ano comecei a fazer a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e sempre quis ganhar uma medalha”, explica o aluno de Medicina.

Aos 16 anos, Oziel começou a se sentir mal e tempos depois foi diagnosticado com leucemia. “Minha família deixou Minas e foi comigo para o Boldrini começar o tratamento. Dei minha entrada no hospital em abril de 2016 e, logo em seguida, descobri a equipe de pedagogia do Boldrini. Dentro do hospital não desisti das Olimpíadas de Matemática nem do vestibular. A equipe de pedagogia me ajudou nas inscrições e fiz no hospital a OBMEP e o Enem. Naquele ano, estava internado no dia da olimpíada e a médica me liberou para fazer a prova fora do leito, em uma sala mais adequada, e voltar. Consegui a terceira menção honrosa em 2016”, lembra.

Mas o desejo de receber uma medalha na olimpíada não saia da cabeça de Oziel. Tanto que em 2017, o rapaz pediu à equipe de pedagogia para fazer novamente sua inscrição na disputa. “Fui medalhista de bronze. Aquilo significou muito para mim. Estava no meio do meu tratamento e consegui ficar na nata dos estudantes, entre milhões”, recorda emocionado do feito.

O ano de 2018 chegou e com isso veio o vestibular. Oziel precisava prestar o Enem para valer agora. “Me preparei dentro do hospital, com a equipe de pedagogia sempre presente, me ajudando com aulas e material. Em agosto as minhas sessões de quimioterapia terminaram, mas segui com a equipe do hospital para me preparar. Passei na PUC-Campinas em Enfermagem e ganhei bolsa de estudo. Mas ainda não estava 100% realizado. Fiz cursinho enquanto frequentava a faculdade e neste ano, realizei o sonho de passar na faculdade de medicina. Hoje sou aluno bolsista, graças à nota do Enem, no Centro Universitário de Pato Branco”, conta animado.

O jovem tem a certeza de que sua paixão pelo estudo foi essencial nesta conquista e que permitir que a doença não vencesse seus sonhos foi primordial, mas também destaca a ajuda que teve da equipe do Boldrini. “As pedagogas foram muito importantes durante todo esse processo e o Boldrini foi minha escola durante meus três anos de tratamento. Sou muito grato por ter tido esse incentivo”, finaliza o calouro de medicina que quer ser endocrinologista ou hematologista ao final dessa jornada.

Clique para donwload do anexo