Imprensa

13/08/2019

Evento “O Hospital como Espaço Educacional” do Centro Infantil Boldrini reúne cerca de 200 pessoas

Um verdadeiro sucesso. Assim foi definido o evento “O Hospital como Espaço Educacional”, realizado no último sábado, dia 10 pelo Centro Infantil Boldrini e voltado para educadores, a fim de promover debates sobre Educação, Saúde e Inclusão. Cerca de 200 pessoas entre educadores, pais, pacientes e equipe multidisciplinar do Boldrini lotaram o auditório do hospital para tratar a importância da escolarização no cuidado assistencial, destacando as contribuições do educador para os pacientes.

Em pauta, temas como: a importância do vínculo nos pacientes portadores de doenças crônicas; distúrbios visuais na infância; o olhar do professor nos primeiros sintomas do câncer infantil; vivência hospitalar da criança e do adolescente; perspectivas de futuro para crianças e adolescentes com condições especiais de saúde. 

De acordo com Luciana Mello, Pedagoga do Boldrini, o objetivo do encontro foi capacitar os profissionais da educação para que voltem seus olhares também para a saúde da criança. “Os professores e educadores são parceiros do hospital nos cuidados com a criança. Primeiramente, quando nos alertam para os primeiros sinais e possíveis sintomas das doenças e, posteriormente, quando os alunos já são pacientes, os educadores passam a ser também cuidadores. Então, nada melhor do que estreitarmos nossos laços profissionais, entre ambas as áreas”. 

Organizado pela equipe de Pedagogia do hospital, o encontro foi definido por Luciana Mello como um verdadeiro sucesso. “A adesão do público foi surpreendente. Tivemos professores e representantes de todas as áreas da educação formal e informal, desde o ensino básico até os professores de universidade e pós-graduação. Nos reunimos para pensar e discutir essa questão da Saúde, que muitas vezes é afastada da Educação, e tivemos a participação de pessoas de várias partes do país, do interior de São Paulo, da capital, de Curitiba, do Rio de Janeiro. Todos juntos pensando nessa questão”, disse.

Para a pedagoga, o tema união entre Saúde e Educação ainda é pouco debatido no meio e precisa de novas reflexões. Por isso, nem bem o encontro deste ano acabou, Luciana Mello já conta que já irá começar a pensar no evento de 2020.

 



Clique para donwload do anexo