Imprensa

26/09/2019

Fórum do Meio Ambiente e Câncer da Criança culmina com a Declaração dos Direitos Ambientais da Criança

O Fórum “Meio Ambiente e Câncer da Criança” realizado no dia 16 de setembro no Centro Infantil Boldrini (Campinas-SP) trouxe à discussão as recentes pesquisas relacionando as interferências de poluentes do meio ambiente na saúde da criança. Mas muito mais do que apresentar números e dados estatísticos, o evento buscou ações práticas para enfrentar a realidade demonstrada: criou o Grupo de Defesa dos Direitos da Criança à Saúde Ambiental e formulou a Declaração dos Direitos Ambientais da Criança.

Segundo o médico e pesquisador do Centro Infantil Boldrini, Pedro Campos Lima, um dos organizadores do Fórum, o documento é simples, mas essencial na garantia dos direitos das crianças de hoje e das futuras gerações. “É uma declaração não só do Brasil, mas em nome das crianças do mundo todo e voltada para o futuro”, alertou antes de tornar o documento público.

A Declaração dos Direitos Ambientais da Criança contém seis parágrafos, que segundo os pesquisadores presentes no Fórum e o Grupo formado, propiciam a segurança da saúde das crianças. 

Para a presidente do Boldrini, Dra. Silvia Brandalise, as ações do Grupo criado no Fórum, que tem participantes de diversos segmentos da sociedade brasileira e internacional, não vão se restringir ao evento. “O Grupo deve se reunir por conferências eletrônicas, conversar e determinar ações para lidar com a realidade e proteger as crianças de produtos químicos e poluentes ambientais. Se algo não for feito, de imediato, a situação de contaminações, incidência de doenças  relacionadas aos poluentes do meio ambiente só irá piorar. Hoje nosso ambiente, e por isso entenda-se ar, terra, água, alimentos e tudo que circunda os seres humanos e animais, está sendo sistematicamente contaminado pela ação humana, com agrotóxicos e produtos químicos, por exemplo. E isso foi comprovado pelas diversas apresentações no Fórum. Passou da hora da sociedade se conscientizar e agir”, disse.

Os interessados em saber mais sobre a Declaração ou sobre o Grupo, podem encaminhar mensagens ao endereço eletrônico: cerag@boldrini.org.br.


Conheça na íntegra a Declaração dos Direitos Ambientais da Criança

I. Todo ser humano tem o direito de não ser exposto dentro do útero a fatores ambientais perigosos que possam afetar sua saúde física e mental.

II. Toda criança deve ter acesso a alimentos, água e ar sem contaminantes que possam comprometer sua saúde agudamente ou a longo prazo.

III. Um ambiente local saudável, desprovido de qualquer risco físico, químico, biológico ou psicológico identificado ou suspeito deve ser fornecido a todas as crianças em casa, nas áreas de recreação e na escola.

IV. As crianças têm o direito de viver num planeta Terra limpo, onde haja uma abordagem sustentável dos recursos naturais, consciência responsável do impacto humano sobre o clima e respeito pela biosfera e sua biodiversidade.

V. As crianças das próximas gerações devem ser protegidas, encorajando aquelas de hoje a levar à idade adulta o compromisso de lutar pelos Direitos Ambientais de seus próprios filhos.

VI. Os Princípios da Precaução e da Prevenção devem sempre ser aplicados aos Direitos Ambientais das crianças.