Imprensa

10/03/2020

Médica e pesquisadora referência do Reino Unido no tratamento do Câncer de rim de crianças visita Boldrini


Campinas sediou nesta segunda-feira, dia 9, um verdadeiro intercâmbio de conhecimento sobre o câncer infantil. O Centro Infantil Boldrini, referência na América Latina no tratamento de doenças onco-hematológicas pediátricas, recebeu a visita da médica e pesquisadora Kathy Pritchard-Jones, uma das principais especialistas da Europa em câncer infantil. A especialista conheceu as instalações e o trabalho do hospital no período da manhã e às 14 horas ministrou uma palestra para os profissionais da saúde e pesquisadores, com o tema “A medicina de precisão para melhorar os resultados para crianças com tumor de Wilms”, um dos tumores renais mais comuns em crianças.

“A troca de conhecimentos é sempre muito rica em diferentes áreas da saúde. Ficamos felizes em poder receber a Dra. Kathy e poder mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo em Campinas, discutir com ela propostas para melhorar o diagnóstico precoce do câncer da criança, e também melhorar as taxas de sobrevida média das crianças brasileiras com o diagnóstico de câncer.  Não menos importante foi abordar com ela as alternativas a serem tomadas nos casos frequentes de “desabastecimento” no Brasil, do quimioterápico chamado Actinomicina D, droga essencial no tratamento do tumor de Wilms”, avalia Dra. Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini. 

A médica e pesquisadora, ao conhecer o hospital, elogiou os espaços de integração das crianças, como a brinquedoteca e a sala de pedagogia, além da ala de internação, que contém salas adjacentes para os familiares acompanharem as crianças. “Muito obrigada pela oportunidade pelo tour, por encontrar o time de funcionários e pela oportunidade de falar com eles”, agradeceu ao final do dia. 

Kathy Pritchard-Jones é professora de oncologia pediátrica na University College London e consultora oncologista do Hospital Great Ormond Street, um dos mais expressivos centros europeus de tratamento do câncer da criança e do adolescente. Ela é uma das principais especialistas do Reino Unido em câncer infantil. Como presidente da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP), a Prof. Kathy trabalha com a Organização Mundial de Saúde para melhorar a sobrevivência e a qualidade de vida dos pacientes, por meio de pesquisa e redução das desigualdades no acesso a cuidados e inovação. A  Prof. Kathy é uma dos quatro líderes principais da Rede Europeia de Pesquisa do Câncer em crianças e adolescentes (ENCCA) e vice-presidente do Grupo de Estudos sobre Tumores Renais da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP), responsável pelos ensaios clínicos de fase I-III na Europa.


Clique para donwload do anexo