Imprensa

07/10/2019

Oficina de Paleoarte marca mês das Crianças no Centro Infantil Boldrini

Poder recriar os dinossauros por meio de desenhos, pinturas e esculturas em mais uma manhã colorida. Esse será o desafio de pacientes e familiares do Centro Infantil Boldrini no dia 10 de outubro. Para marcar o Mês da Crianças, o hospital preparou uma série de atividades e, entre elas, está a oficina de Paleoarte.

A Paleoarte consiste em misturar diversas técnicas artísticas, como a escultura e a pintura, com a paleontologia  para dar vida a animais da pré-história, como os dinossauros. A ideia de levar esse conhecimento aos pacientes do Boldrini partiu de um prêmio recebido na Argentina pelo radiologista do hospital e paleoartista, Dr. Cássio Negri. Dr. Cássio, então, convidou para se juntar a ele nesta atividade especial o paleoartista argentino, Santiago Druetta, formado em Artes Visuais, técnico superior em Artes Visuais e diplomado em escultura e patrimônio cultural. Juntos, os paleoartistas irão passar uma manhã no anfiteatro da Radioterapia do Boldrini com as crianças e quem mais quiser se juntar ao grupo, para desenhar, colorir e moldar dois dinossauros que viviam há milhares de anos no Brasil: Irritator e Uberabatitan. 

“Muitas crianças são apaixonadas por dinossauros. A oficina tem esse lado do lúdico, de recriar esse mundo. E também tem o lado da ciência, da preservação, de podermos mostrar um animal que não existe mais. Hoje recriamos o dinossauro, amanhã não sabemos. E poder trazer esse tipo de arte não tão difundido no Brasil e ainda mais com um talento da casa é muito legal”, conta a radioterapaueta dra. Andrea Carmen Raya, uma das organizadoras do evento. 

De acordo com o radiologista do hospital e paleoartista, Dr. Cássio Negri, o material que será usado para a oficina foi desenvolvido especialmente para o evento. “Toda criança gosta de pintar, desenhar, então teremos uma manhã muito boa. Poder trazer um profissional para mostrar o que é essa profissão, do paleoartista, que junta as artes plásticas com o conhecimento científico, vai ser muito legal. O Santiago tem muita vivência e vai poder mostrar isso para as crianças por meio das técnicas. Será uma oportunidade imperdível”, afirmou.