Imprensa

08/04/2019

Pacientes do Centro de Reabilitação do Boldrini participam da 14ª Corrida Boldrini

A 14ª Corrida Boldrini está chegando e já temos confirmada a participação de 25 atletas mais que especiais. Pela segunda vez, pacientes do hospital e da Reabilitação Lucy Montoro do Centro Infantil Boldrini vão participar do evento com o Projeto Pernas de Aluguel. A ideia do projeto é reunir corredores voluntários que levam pacientes com deficiência motora e cognitiva em triciclos para cruzarem a linha de chegada, promovendo uma experiência única e diferenciada.


Segundo o profissional de educação física do Centro de Reabilitação do Boldrini, Daniel Machado, os pacientes recebem aval do médico responsável por eles para participarem da corrida. “Os pacientes que participam da corrida precisam estar com os controles em dia, sem intercorrência e em boas condições físicas. São pacientes com diagnóstico oncológico, amputados, pós AVC paraplégicos, tetraplégicos e portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica, que fazem parte da reabilitação do Boldrini”, explica.


Os pacientes realizam todo o percurso em triciclos disponibilizados pelo Projeto Pernas de Aluguel e voluntários se revezam para levar esses pacientes. O objetivo principal é trabalhar a ressocialização dos pacientes. “Muitos dos nossos pacientes, pós acidente, pós AVC ou até mesmo após descobrir uma lesão que os faça parar de andar, acabam se isolando, não querem o contato com outras pessoas, ficando reclusos dentro de suas casas. A corrida, além da prática da atividade, da inserção e da socialização, é uma oportunidade para mostrar a outros deficientes que é possível participar de eventos como este, mesmo com sua deficiência”, finaliza.


A paciente do Centro Infantil Boldrini, Bruna Mara da Silvia, de 21 anos, participou no ano passado da Corrida Boldrini pela primeira vez. “Para mim foi uma grande surpresa participar da corrida, porque eu de fato não imaginava que existia a possibilidade de isso acontecer. Eu não conhecia o Pernas de Aluguel e, de certa forma, nunca me imaginei participando de uma. Sem dúvida se tornou uma experiência única. A sensação de se sentir inclusa e se sentir ativa, é maravilhosa”, conta a paciente que faz reabilitação devido a um osteosarcoma no fêmur.


Bruna conta que os pacientes que sabem que ela participou da corrida no ano passado sempre abordam pelos corredores perguntando qual é a sensação. “Aquele se torna um momento tão nosso, tão libertador, que não dá tempo da vergonha bater. A alegria de estar ali, de participar de algo que talvez naturalmente falando não seria possível por conta de alguma dificuldade, anula todo espírito de timidez e só deixa espaço para a alegria”, reforça.


Quem quiser ser voluntário no Pernas de Aluguel (PDA), basta acessar o site www.pernasdealuguel.com.br, na agenda escolher a cidade, a corrida e se inscrever. Todos os corredores do grupo devem estar com a camiseta do projeto para identificação.

Esse é o segundo ano que o grupo participa da Corrida Boldrini, conduzindo principalmente pacientes da instituição. Para João Eleotério, coordenador do PDA em Campinas, é uma ótima oportunidade para integrar os voluntários dos dois lados. “É muito prazeroso podermos atender outras crianças, além daquelas que já participam de corridas conosco. Conduzir os pacientes do Boldrini nos faz sentir parte de todo esse trabalho de tratamento realizado no hospital. É a nossa singela forma de contribuir com a recuperação das crianças”, revela João.

Para quem não se inscreveu, ainda dá tempo. Os atletas têm duas opções de modalidades e dois percursos distintos no entorno da Lagoa do Taquaral: 5K para quem prefere a caminhada e 5K e 10K para quem quer corrida. O valor da inscrição para qualquer modalidade é de R$ 90,00.

A 14ª Corrida Boldrini é totalmente beneficente, pois reverte 100% da renda obtida com as inscrições ao Centro Infantil Boldrini, hospital referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. A expectativa para 2019 é contar com a participação de 1.200 atletas.

Todos os participantes que concluírem a prova serão contemplados com uma medalha e os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino da modalidade corrida receberão troféus pela participação. As informações de retiradas de kit serão divulgadas mais próximo à data do evento.

A 14ª Corrida Boldrini conta com patrocínio da 3M, realização do Centro Infantil Boldrini e da Prefeitura de Campinas e organização técnica da PRoworld.

 

14ª Corrida Boldrini

 

Data: 28 de abril de 2019

Horário da largada: 8h

Local: Praça Arautos da Paz

Inscrições: até dia 20 de abril pelo site https://minhasinscricoes.com.br/evento/CorridaBoldrini2019   

Valor: R$90,00

Inscrições para grupo devem ser feitas pelo e-mail corridaboldrini2019@gmail.com.