Imprensa

11/11/2019

Parte do Imposto de Renda devido de pessoas físicas e jurídicas pode ser destinada ao Boldrini

Pessoas físicas e jurídicas que desejam ajudar o Centro Infantil Boldrini podem fazer destinação do Imposto de Renda (IR) devido para a instituição. Para pessoa física, o limite é de 6% e para empresas tributadas pelo Lucro Real,  1%. O prazo para adesão é até o dia 27 de dezembro, pelo link do Fundo Municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: http://fmdca.campinas.sp.gov.br). 

A destinação do IR para fundos ou projetos não representa benefício fiscal. Ou seja, o contribuinte não paga menos imposto, apenas permite que parte de seu imposto devido seja encaminhada diretamente para um fundo ou projeto, sem custo algum para o contribuinte.

As exigências para que empresas e comércios possam utilizar a dedução para destinar ao Boldrini são: ser optante do lucro real; a contribuição não pode ser deduzida como despesa operacional e os recursos destinados devem ser registrados no formulário de lucro real da declaração.

Após a doação, é necessário guardar o recibo de pagamento para abater na declaração de 2020.

A destinação do IR ajudará o Boldrini na manutenção do Programa de atendimento Pedagógico Hospitalar que tem como objetivos gerais assegurar a efetivação do direito à educação alinhando o sistema educacional regular ao trabalho do programa e oferecer acompanhamento das atividades escolares ao aluno/paciente, orientação à família e à escola, com o intuito de oportunizar e viabilizar o processo de aprendizagem. Graças a este trabalho, o elo entre o aluno/paciente e o sistema educacional regular é mantido, bem como os compromissos acadêmicos do aluno/paciente (ENEM, Vestibulares, Exames Nacionais, provas, etc.), em ambiente hospitalar.

O programa ainda visa articular, em conjunto com a equipe multiprofissional do hospital, informações e encaminhamentos sobre o aluno/paciente; reintegrar o aluno à escola, com a certeza de que poderá se ajustar ao currículo e aos colegas sem prejuízos acadêmicos, sociais ou emocionais; capacitar a escola quanto à obrigatoriedade e à importância da escolarização, durante o tratamento de saúde e estabelecer ligações entre o hospital, a família e a escola, para facilitar o processo de continuidade escolar. Para conhecer o Projeto, bastar entrar em contato com o Boldrini pelo e-mail comunica@boldrini.org.br.