Qual a diferença entre o trabalho voluntário e um funcionário do Boldrini?
O trabalho voluntário não substitui o trabalho de um profissional do Boldrini (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, dentre outros). Ele oferece apoio aos pacientes, familiares e acompanhantes em áreas que contribuem para o tratamento humanizado.
O trabalho voluntário é administrado pela Central do Voluntariado e os funcionários são administrados pelo RH do Boldrini.
O trabalho voluntário não é remunerado e está regulamentado pela Lei do Voluntariado nº 9608, de 18/02/98, com alterações posteriores.
O trabalho voluntário pode ser esporádico, como campanhas de arrecadação, visitas aos pacientes, leitura de estórias, brincadeiras etc?
Não. No Boldrini, o trabalho voluntário é necessário para atender parte das necessidades rotineiras dos pacientes e seus familiares. Por isso, os setores funcionam como apoio aos diversos momentos do tratamento de um paciente. Esses setores complementam o trabalho dos funcionários do Boldrini.
As ações citadas acima fazem parte rotineira do trabalho de setores específicos.
Posso fazer estágio no voluntariado?
O conceito de estágio implica na aplicação dos conhecimentos adquiridos na escola. Não há esse compromisso no trabalho voluntário no Boldrini. O voluntário contribui com seu tempo e experiência para atender as necessidades do Boldrini. Portanto, não há vagas de estágio no voluntariado.
Para as eventuais vagas de estágio das instituições do Boldrini (hospital, instituto de pesquisa e centro de radioterapia e reabilitação) envie seu currículo ou peça informações pelo e-mail
daniele.zampieri@boldrini.org.br.
O estágio é regulamentado por lei diferente do trabalho voluntário.
Qual a idade mínima para ser voluntário?
É necessário ter pelo menos 18 anos para ser um voluntário no Boldrini, com exceção do setor “Força Jovem” onde o voluntário deve ter entre 14 e 17 anos.
Posso escolher o setor “Força Jovem” se tiver 18 anos ou mais?
Não. Este setor é exclusivo para pessoas na faixa etária entre 14 e 17 anos.
O que acontece com um voluntário do setor “Força Jovem” quando completa 18 anos?
O voluntário pode escolher outro setor de trabalho.
Existe quantidade mínima de horas para um voluntário?
Sim. O voluntário deve trabalhar 4 horas semanais em um determinado dia. Se tiver mais tempo disponível, deve obter aprovação do coordenador do setor para trabalhar mais tempo.
Preciso trabalhar em dias da semana fixos?
Sim. Os coordenadores dos setores dividem os voluntários para conseguirem atender bem todos os dias de trabalho da área.
Posso alterar temporariamente ou definitivamente meu dia trabalho?
Sim, a critério do coordenador da área, com base em disponibilidade de vaga, escala etc.
Posso me afastar temporariamente por um motivo pessoal?
Sim. Iremos formalizar seu afastamento com documento próprio (prazo máximo de 60 dias) e você poderá retornar quando estiver disponível.
Posso trabalhar em mais de um setor ao longo da semana?
Não. Se tiver mais de 4 horas disponíveis por semana, converse com seu coordenador para apoiar o trabalho no seu setor em vários dias. Ele precisa aprovar antes de iniciar.
Há vagas para trabalho voluntário no final de semana?
Sim, mas são muito poucas.
Posso mudar de setor, se não gostar ou não me adaptar?
Sim. Se desejar mudar, por qualquer motivo, o coordenador do setor desejado irá avaliar seu perfil e solicitar a mudança, se houver vaga.
Onde estão localizados os setores de trabalho?
A maioria dos setores está localizada no hospital Boldrini e ao seu redor. O hospital está localizado no distrito de Barão Geraldo em Campinas, ao lado do Centro Médico.
O único setor fora deste local é o de Artesanato e Costura, que está localizado no bairro Botafogo, próximo ao hospital Vera Cruz.
O voluntário precisa usar uniforme?
Sim. Todo voluntário deve ser facilmente identificado e para isso utiliza um jaleco azul e um crachá. Este jaleco é fornecido pelo setor “Villa Boldrini” e deve ser comprado pelo voluntário no início do trabalho.
O crachá será fornecido pela secretaria do voluntariado.
Posso fazer trabalho voluntário remoto (home office)?
Não. O trabalho de todos os setores envolve o atendimento e apoio presencial aos pacientes e familiares que frequentam as diversas áreas do Centro Infantil Boldrini.
Vocês emitem declaração de trabalho voluntário?
Sim, somente após um ano de trabalho assíduo. Não emitimos declaração ou certificado de participação na capacitação.
Esta capacitação vale por quanto tempo? Posso ser chamado no futuro ou terei que fazer nova capacitação?
A capacitação vale por 1 ano. Você pode ser chamado dentro deste prazo. Após este prazo, pedimos que façam nova capacitação pois poderemos ter alterações no trabalho voluntário.
Quando saberei se fui aprovado para o trabalho voluntário?
Após a capacitação, sua inscrição será avaliada pelos coordenadores das áreas que você escolheu. Isto poderá tomar algum tempo. É do nosso interesse que o seu trabalho comece o quanto antes, mas não há um prazo para dar uma resposta. Sua capacitação tem validade de 1 ano e, dentro deste período, poderá ser chamado.
Posso escolher um setor, mesmo que não tenha os pré-requisitos informados?
Pode. Ao indicar suas preferências no formulário de inscrição, os setores avaliarão se seu conhecimento e/ou habilidades atendem às expectativas mínimas necessárias do setor.
Posso participar da capacitação remotamente, por exemplo via Teams, Zoom, Google Meet etc.?
A capacitação é exclusivamente presencial. Não realizamos este evento no formato remoto.
O que preciso levar no dia da capacitação?
Você deve trazer:
• Formulário de inscrição preenchido, se possível. Deixe a seção onde indicará os setores de interesse para ser preenchida no final da capacitação, quando terá mais detalhes sobre cada setor e as vagas disponíveis.
• Cópia simples (sem autenticação) da CNH ou RG.
Considere trazer também:
• Bloco para anotações, que pode servir de apoio para preencher o formulário.
• Caneta preta ou azul.
• Blusa – o ar-condicionado da sala é forte.
• Lanche – se não desejar comprar na lanchonete.
• R$ 20 (opcional – apenas dinheiro) para ajudar a cobrir os custos da capacitação.
A capacitação tem prova ou teste no final?
Não. O objetivo da capacitação é informar e orientar os interessados sobre o trabalho voluntário no Boldrini. As informações apresentadas ajudam o interessado a decidir se deseja atuar como voluntário no Boldrini e em qual setor, além de apresentar as regras e procedimentos gerais para o trabalho.
O voluntário recebe alguma ajuda financeira para as suas despesas de transporte e alimentação?
Não. O trabalho voluntário não é remunerado e não cobre despesas que o voluntário tenha para comparecer e executar seu trabalho.
Há estacionamento nos locais de trabalho?
Os locais de estacionamento interno são reservados para pacientes e funcionários. Os Voluntários costumam usar as ruas ao redor dos locais de trabalho.