Voluntariado

O trabalho voluntário

Hoje é praticamente impossível conceber uma ação social eficiente sem o envolvimento direto da comunidade, e principalmente de pessoas engajadas com o propósito da ação social. A ação voluntária caminha por uma estrada onde o crescimento de ambos, instituição e voluntário, é pleno e ativo, embora o processo aconteça de diferentes maneiras.
Voluntário é aquele que, motivado pelos valores de participação social e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse comunitário, adequando suas expectativas às necessidades reais da Instituição.
O trabalho voluntário é regulamentado pela lei nº 13.297/16.

O trabalho voluntário no Boldrini

O Voluntário no Boldrini contribui com a estrutura física, social e espiritual oferecida aos pacientes e familiares durante o tratamento no hospital, por meio da participação efetiva em um dos setores de atuação do voluntariado. 
As atitudes e comportamentos esperados do voluntário são: responsabilidade, compromisso, respeito, solidariedade e alegria. A filosofia do voluntariado é atender aos pacientes e seus familiares, visando a valorização e a dignidade do ser humano.
O Boldrini possui diversos setores de atuação e o voluntário pode escolher o setor no qual se sinta mais à vontade. Estes setores estão distribuídos nos seguintes ambientes da Instituição: Hospital, Estação Boldrini, Centro de Radioterapia e Reabilitação, e Núcleo de Voluntariado. 
Cada setor de atuação organiza uma escala de trabalho dos voluntários para garantir que as necessidades dos pacientes, seus familiares e/ou acompanhantes sejam bem atendidas. Por isso, o tempo de trabalho é de, no mínimo, quatro horas contínuas por semana.
Cada setor de atuação possui um Coordenador e um Vice-Coordenador que organiza esta escala e orienta o trabalho dos voluntários.